A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), divulgou nesta quarta-feira (22) o resultado final do Programa Tecnova 3 MS, direcionado à inovação. Ao todo, 30 empresas foram selecionadas, proporcionando um investimento total de R$ 15,4 milhões em fomento do Governo do Estado e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o desenvolvimento de projetos inovadores em produtos, serviços e processos. Cada empresa contemplada poderá receber até R$ 500 mil na forma de subvenção econômica, além de suporte para aceleração e internacionalização.
O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, destacou que os recursos vão acelerar os projetos de tecnologia e inovação das empresas, trazendo benefícios tanto para a sociedade quanto para o desenvolvimento do estado. O Tecnova, promovido pela Finep em parceria com os estados, busca criar condições favoráveis para inovações com alto risco tecnológico, aumentando a competitividade das empresas. Em Mato Grosso do Sul, a execução do programa é responsabilidade da Fundect.
Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect, ressaltou que o resultado comprovou a evolução e a maturidade das empresas do estado, destacando as soluções impactantes propostas. A iniciativa conta com o apoio da Startup Sesi/Fiems, Fecomércio/Senac-MS e Sebrae-MS.
Nesta edição, o Programa Tecnova 3 MS recebeu um recorde de 112 propostas. Das 30 empresas selecionadas, 26 estão em Campo Grande, duas em Dourados, e uma em Nova Andradina e Mundo Novo. Os projetos contemplados abarcam diversas áreas, incluindo 13 voltados ao Agronegócio, cinco a Tecnologias Sociais e Assistivas, sete a Cidades Inteligentes e Energias Renováveis, três a Bioeconomia e Biotecnologia, e dois à Saúde Animal e Humana. Além disso, as iniciativas estão alinhadas com objetivos estratégicos do Plano Plurianual do Governo Estadual (PPA-MS 2024-2027), que incluem promover a sustentabilidade, a competitividade e o desenvolvimento ambiental no estado.