A 3ª edição da Expocanas, maior feira do setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul, movimentou mais de R$ 30 milhões em expectativas de negócios com a realização de uma Sessão de Negócios promovida pelo Sebrae/MS entre os dias 25 e 27 de março, em Nova Alvorada do Sul. O evento destacou a conexão entre 60 pequenas empresas e grandes players do setor, como Atvos, Adecoagro e Ciarama.
Realizada em parceria com as principais indústrias da cadeia da cana-de-açúcar, a ação foi considerada um dos principais momentos da programação e registrou aumento de 50% na participação de empresas locais em relação à edição anterior. Para o Sebrae, a iniciativa é estratégica para ampliar o acesso de pequenos empreendedores às oportunidades geradas pelos grandes investimentos no setor bioenergético.
Representantes do Governo do Estado e da Semadesc reforçaram a importância da qualificação dos pequenos empresários para atender às exigências de grandes corporações. O conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck, ressaltou a necessidade de capacitação e articulação para que as empresas locais se integrem à cadeia produtiva.
Empreendedores de diferentes regiões, como Campo Grande, Dourados, Rio Brilhante e Ponta Porã, aproveitaram a Expocanas para divulgar seus produtos e serviços. Participantes relataram experiências positivas com a metodologia de negócios, destacando a chance de ampliar sua atuação no mercado e fortalecer a presença junto às grandes empresas.
Organizada pela Sulcanas em parceria com a Biosul, Prefeitura de Nova Alvorada do Sul e Governo do Estado, a Expocanas 2025 consolidou-se como vitrine de inovação, conhecimento e desenvolvimento para o setor sucroenergético sul-mato-grossense.