segunda, 28 de abril de 2025
Dólar Comercial
R$ 5,71
PulsoMS
Sustentabilidade

Pecuária de MS cresce 13,8% em abates com menos pasto e rebanho menor em 2023

Programa Precoce MS impulsiona produtividade e sustentabilidade, com destaque durante a Dinapec 2025

28 março 2025 - 13h00Por Da redação

Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 13,8% no abate de bovinos em 2023, superando os 3,5 milhões de animais abatidos, mesmo diante da redução na área de pastagem e queda no tamanho do rebanho. O resultado foi destaque na Dinapec 2025, durante palestra do secretário-executivo Rogério Beretta e do presidente da Associação Novilho Precoce MS, Rafael Gratão.

O crescimento é atribuído à adoção de tecnologias e boas práticas promovidas pelo programa Precoce MS, que mais que dobrou o número de novilhos precoces abatidos em cinco anos, saltando de 722 mil em 2018 para 1,53 milhão em 2023. No último ano, foram R$ 117 milhões em bonificações para incentivar práticas sustentáveis entre os produtores.

Com foco em responsabilidade ambiental, o programa passou a incorporar critérios de sustentabilidade, como rastreabilidade, controle sanitário e biossegurança. Atualmente, dos 2.848 produtores cadastrados, 516 já possuem atestado de adequação às boas práticas agropecuárias — um número que o governo pretende ampliar com avaliações obrigatórias a partir de abril.

Durante o evento, Gratão enfatizou a viabilidade do protocolo para todos os tamanhos de propriedades e reforçou que sustentabilidade, qualidade e rentabilidade podem andar juntas. Os dados reforçam o protagonismo do estado na pecuária de corte nacional e sua contribuição para metas como a neutralidade de carbono até 2030.

A apresentação integrou a programação da Dinapec, evento promovido pela Embrapa Gado de Corte, que reúne especialistas e produtores para debater inovações e estratégias para o futuro do agronegócio brasileiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também