A Prefeitura Municipal de Campo Grande realizou a segunda etapa de treinamento para os representantes do Programa Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES), em conjunto com o Sebrae/MS, a capacitação ocorreu na sede do Sebrae, em 29 de abril, das 8h às 11h.
A iniciativa visa transformar Campo Grande em um Destino Turístico Inteligente (DTI), um espaço turístico inovador e acessível, fundamentado em infraestrutura tecnológica que assegura o desenvolvimento sustentável e facilita a interação entre visitantes e o ambiente local, aprimorando a experiência turística e a qualidade de vida dos moradores.
Nesta fase, os participantes, representantes de secretarias e órgãos municipais, apresentaram as contribuições de suas ações, alinhadas aos eixos do Programa DTI. Ademar Silva Junior, secretário da SEMADES, destacou a importância do treinamento para alinhar estratégias e consolidar Campo Grande como um DTI, baseado em inovação, dados e planejamento integrado, promovendo o turismo, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Wantuyr Tartari, gerente de Desenvolvimento Turístico, reforçou a importância da integração de tecnologia, inovação e sustentabilidade no modelo de gestão pública. Ele enfatizou que o DTI proporciona ferramentas que impulsionam a competitividade turística e o desenvolvimento sustentável. O DTI abrange diversos aspectos, incluindo segurança, saúde, mobilidade, planejamento urbano sustentável, e desenvolvimento da economia criativa, contribuindo diretamente para a meta 11 dos ODS, que busca cidades e comunidades sustentáveis e resilientes.