Após um período de licença, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), reassumiu suas funções na terça-feira (22 de abril). Seu vice, José Carlos Barbosa (Barbosinha), exerceu o cargo de governador em exercício entre os dias 13 e 20 de abril. A licença de Riedel, aprovada pela Assembleia Legislativa, permitiu uma viagem com a esposa à Alemanha para visitar o filho do casal, que reside no país realizando uma pós-graduação.
Antes da viagem, o governador explicou que a visita era importante para se aproximar da rotina e da vida acadêmica do filho. Após seu retorno, Riedel se reuniu com Barbosinha para obter um relatório das ações governamentais durante sua ausência, destacando em vídeo publicado em suas redes sociais as ações emergenciais em apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas.
Riedel também expressou condolências pela morte do Papa Francisco, referindo-se a ele como um líder que deixou uma mensagem forte para a humanidade. O governador agradeceu ao vice-governador pelo trabalho realizado durante sua ausência, enquanto Barbosinha destacou a intensa atividade da semana em que atuou no Executivo. Além de compromissos internos, Riedel participou de um encontro institucional no Comando Militar do Oeste (CMO).