Na manhã desta terça-feira (4), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) realizou a cerimônia de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. Durante o evento, o governador Eduardo Riedel (PSDB) fez um balanço de sua gestão, destacando a meta de combater a pobreza extrema no estado.
A solenidade seguiu o protocolo regimental, com a revista da tropa da Polícia Militar realizada pelo governador e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. Em seu discurso, Riedel enfatizou os avanços institucionais de 2024, melhor qualidade nos gastos públicos, ampliação da base econômica e a redução da vulnerabilidade social. O governador ressaltou que, ao superar uma crise fiscal e conquistar a nota máxima na capacidade de pagamento do Tesouro Nacional (Capag A+), Mato Grosso do Sul se tornou um dos estados mais competitivos do Brasil, atraindo R$ 65 bilhões em investimentos privados sem aumentar a carga tributária.
Riedel reafirmou, ainda, sua prioridade em reduzir a pobreza extrema e retirar os "invisíveis" dessa condição. Ele anunciou a entrega de projetos de lei focados na área social e no fortalecimento de programas de assistência. O governador também lançou o "Pacto do Pantanal", um novo projeto para proteger o bioma, investindo em educação ambiental e infraestrutura nas comunidades tradicionais. Riedel ressaltou a importância da parceria com os parlamentares estaduais, que em 2024 poderão contar com R$ 84 milhões em recursos para emendas, fundamentais para investimentos em diversas áreas essenciais. "Nada disso teria sido possível sem esta Casa de Leis, parceira do Estado no extenso cardápio de reformas realizadas", finalizou.