A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), mostra um aumento expressivo do pessimismo entre os eleitores brasileiros. Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados acreditam que o Brasil está indo na direção errada, o pior índice registrado desde o início da série histórica em junho de 2023. O número representa uma alta de seis pontos percentuais em relação a janeiro. Já os que consideram que o país segue no rumo certo somam apenas 36%.
A percepção negativa também se intensificou em relação à economia. O percentual de pessoas que acreditam que a situação econômica piorou nos últimos 12 meses subiu de 39% para 56%. Apenas 16% enxergam uma melhora, enquanto 26% dizem que tudo continua igual. Além disso, 53% relataram maior dificuldade em conseguir emprego agora do que há um ano, sinalizando um aumento na sensação de insegurança no mercado de trabalho.
Os aumentos nos preços também contribuíram para o descontentamento. Para 70% dos entrevistados, os combustíveis ficaram mais caros no último mês, e 88% disseram que os alimentos também encareceram em março. A percepção de alta nas contas de água e luz foi registrada por 65% dos participantes.
A pesquisa ainda aponta que 81% da população sente que o poder de compra diminuiu em relação ao ano passado. Mesmo diante desse cenário, há sinais de esperança: 44% acreditam que a economia pode melhorar nos próximos 12 meses, embora 34% temam uma piora. O levantamento foi realizado presencialmente com 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março e possui margem de erro de dois pontos percentuais.