Uma pesquisa realizada pelo Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, 3, mostra que, se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o favorito a disputar a reeleição. O petista venceria no primeiro turno, com 30% dos votos, contra 13% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e 12% do cantor Gusttavo Lima.
O primeiro cenário simulado pela pesquisa inclui a presença de Lula, Tarcísio, Gusttavo Lima, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Os outros nomes testados, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), não foram incluídos no cenário.
A pesquisa também mostrou que, em um cenário de segundo turno, Lula também venceria, registrando 41% das intenções de voto contra 35% do cantor Gusttavo Lima. O petista abriria uma vantagem de 6 pontos nesse confronto. Já em confrontos diretos com os outros nomes testados, Lula abriria vantagens de 10 pontos em relação a Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal, e de 9 pontos em relação a Tarcísio de Freitas.
As maiores vantagens de Lula seriam contra os governadores de Minas Gerais e Goiás, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, respectivamente, com ambas registrando 45% de intenções de voto contra 28% e 26% dos candidatos. O índice de indecisos varia de 19% a 25%, dependendo do cenário.
A pesquisa também avaliou o nível de conhecimento, o potencial de voto e a rejeição de outras lideranças nacionais. Os resultados mostram que Fernando Haddad tem a maior rejeição, com 56%, seguido por Eduardo Bolsonaro, com 55%, e Jair Bolsonaro, que registra 53%, mas conta com 41% de apoio.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de janeiro e ouviu 4.500 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de um ponto porcentual e o índice de confiabilidade é de 95%.