Um levantamento recente realizado pelo Instituto de Pesquisas Resultado (IPR) e o Correio do Estado, com 412 moradores de Campo Grande entre os dias 20 e 22 de janeiro, mostra que o governador Eduardo Riedel (PSDB) mantém uma alta aprovação popular ao iniciar 2025. De acordo com a pesquisa, 76,46% dos entrevistados avaliam positivamente sua administração, com apenas 12,14% desaprovando e 11,41% sem uma opinião definida.
Dentre os entrevistados, 38,35% consideram a gestão de Riedel "boa", enquanto 5,58% a classificam como "ótima". O restante se divide entre 36,41% que a veem como "regular", 3,40% como "ruim" e 4,85% como "péssima". A pesquisa, que utilizou amostragem por conglomerados, tem uma margem de erro de 4,9 pontos porcentuais e um intervalo de confiança de 95%.
Aruaque Fressato Barbosa, diretor e coordenador do IPR, destaca que Riedel se mostra como um gestor "fora da curva", especialmente quando comparado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apresenta apenas 26,28% de aprovação. Segundo Barbosa, o bom desempenho econômico e a ausência de escândalos de corrupção na gestão de Riedel contribuem para essa avaliação positiva, que, segundo ele, indica um forte apoio popular em um cenário onde muitos políticos enfrentam desaprovação.
"O nosso Estado vai bem, obrigado. A economia, as pessoas se pautam muito pela economia, sul-mato-grossense está ótima. O Estado está gerando emprego, está crescendo. Então, isso propicia esse cenário positivo", argumentou Barbosa.
Segundo ele, a população está gostando do governo de Riedel nesses dois primeiros anos de administração e não veem fatores negativos para desaprovar. "A maioria deles não está bem avaliada por inúmeras questões. Agora, Riedel consegue ter um amplo apoio popular até agora, com dois anos completos como chefe do Executivo estadual", disse Barbosa.
O diretor e coordenador do IPR também lembrou que o governador está iniciando seu terceiro ano como governador de Mato Grosso do Sul e não há notícias de corrupção ou de má gestão. "Apopo a gestão dele nesses dois primeiros anos de administração e não veem fatores negativos para desaprovar", assegurou.
Barbosa completou que Riedel precisa verificar muito bem quais ações serão tomadas ao longo deste ano para checar se esse índice se mantém, cresce ou desce. "Porque o ano que vem é ano de eleições gerais, e Riedel deve tentar a reeleição. Portanto, penso que as ações que ele tomar agora vão ser vistas com mais cuidado", ponderou.
O governador Eduardo Riedel já é conhecido por seu estilo de gestão direcionado à geração de empregos e ao crescimento econômico. Com uma administração que busca atender às necessidades da população e criar oportunidades para os sul-mato-grossenses, Riedel parece ter encontrado a formula certa para se manter popular entre os eleitores.