O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou a seleção de sete pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para um pacote de aproximadamente R$ 2,7 milhões em apoio a projetos do Programa Conhecimento Brasil. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício Frazílio, enfatizou que a aprovação dos projetos é um reconhecimento da qualidade das propostas apresentadas e de seu alinhamento com as prioridades de desenvolvimento científico do Brasil. Os recursos obtidos serão direcionados à melhoria da infraestrutura, aquisição de equipamentos e concessão de bolsas, além de contribuir para a formação de recursos humanos qualificados.
Dentre os projetos aprovados, destacam-se inovações nas áreas de saúde animal e humana, como o desenvolvimento de um dispositivo de microfluídica para reprodução assistida de onças-pintadas e a criação de produtos voltados à prevenção de quedas em idosos. Há também uma iniciativa focada em sistemas de comunicação e inteligência artificial, com ênfase na tecnologia para a futura sexta geração de comunicação (6G).
Os pesquisadores contemplados incluem Adilson Beatriz, Edgar Julian Paredes-Gamero, Edson Antonio Batista, Gustavo Christofoletti, Moacyr Aureliano Gomes de Brito, Thyara de Deco-Souza e Araujo, e Rodrigo Juliano Oliveira. Essa iniciativa do CNPq faz parte de uma estratégia nacional de ciência e tecnologia para o período de 2023 a 2030, que visa fomentar a cooperação científica e estimular o retorno de pesquisadores ao Brasil. Edgar Julian Paredes Gamero, Coordenador dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, teve sua proposta contemplada com R$ 335.244.