Crescimento de Empresas em Mato Grosso do Sul Atinge 4,1% em Março
Com 305.654 estabelecimentos, 93,4% são pequenos negócios, refletindo esforços do governo em desburocratizar o ambiente de negócios.
Mato Grosso do Sul registrou um crescimento de 4,1% no número de empresas, totalizando 305.654 estabelecimentos em março, sendo que 93,4% desse total, ou 285.511, são pequenos negócios. Os dados foram divulgados pelo Mapa de Empresas, do Ministério do Empreendedorismo, e apresentados na quinta-feira (02) pelo coordenador de Competitividade da Semadesc, Augusto de Castro, ao secretário Jaime Verruck e ao secretário executivo Rogério Beretta. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o estado contava com 293.522 empresas, a evolução é notável.
O levantamento revelou que, dentre as pequenas empresas, 168.945 (55,2%) são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 96.937 (31,7%) são Microempresas (MEs). Campo Grande se destaca como o município com o maior número de empresas, totalizando 124.240, seguido por Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Corumbá. Os setores mais representativos incluem comércio varejista e artigos de vestuário, cabeleireiro e serviços de manicure, e obras de alvenaria.
Jaime Verruck atribui o crescimento ao foco do governo na desburocratização e modernização de processos. A abertura de empresas demora em média 12 horas em Mato Grosso do Sul, superando a média nacional, facilitando a vida dos empreendedores. Além disso, o estado se posiciona como o 7º no Brasil em dispensa de alvarás e licenças, com 612 atividades isentas de licenciamento. O objetivo agora é aumentar o número de municípios que aderem à Lei de Liberdade Econômica, potencializando ainda mais o ambiente de negócios no estado, conforme relatou Verruck.