Tecnologia

De analista de sistemas a escritora de destaque: moradora de MS se torna uma das mais lidas em ebook

Após ser afastada de seu emprego, Mari Sales decidiu se dedicar exclusivamente à sua carreira de escritora, a qual havia iniciado em 2016 enquanto trabalhava na área de Tecnologia da Informação.

29 OUT 2024 • POR Da redação • 14h52

Ela deixou de lado a programação para se dedicar à escrita, e teve sucesso. Residente em Campo Grande (MS), Mari Sales, de 39 anos, já publicou mais de 100 obras, que abrangem livros infantis, relatos sobre maternidade e romances adultos, conquistando o título de terceira autora de e-books mais lida em um serviço de assinatura digital no Brasil, além de ter livros físicos disponíveis. 

Mari começou sua carreira literária em 2016, enquanto ainda trabalhava como analista de sistemas e, após ser demitida dois anos depois, optou por se dedicar integralmente à escrita. "Costumo brincar que sou uma infiltrada das exatas nas humanas", afirma, ressaltando que seus 14 anos de experiência no desenvolvimento de software influenciaram sua produção literária, misturando técnica e criatividade. Ela adaptou métodos de gerenciamento ágil, como o Scrum, à sua rotina de escritora. 

Mari lançou seu primeiro e-book, um relato sobre sua experiência de maternidade, em 2016, enquanto esperava seu segundo filho. "Iniciei com um diário de gestante, algo pessoal que compartilhei com outras mães. Ao perceber que poderia publicar, comecei a explorar novas histórias, culminando no meu primeiro romance, Valentine." A publicação foi adiada devido ao receio de expor seu trabalho, mas o apoio de amigos virtuais e a boa recepção de seus primeiros livros impulsionaram sua carreira. 

Atualmente, Mari dedica-se à escrita diariamente, produzindo cerca de 20 páginas por dia, algo que creditou a uma organização rigorosa do tempo. Ela também compartilha suas experiências com outras autoras através do projeto Desafio Mari Sales, onde ensina sobre organização e produtividade. 

Mari destaca que a divulgação dos livros é um dos maiores desafios de ser uma autora independente. Embora as críticas tenham sido complicadas no início, ela aprendeu a diferenciá-las, usando feedbacks para aprimorar sua escrita. Para aqueles que buscam começar a escrever, Mari recomenda concluir o primeiro livro sem se preocupar com julgamentos, afirmando que essa experiência abre portas para novas possibilidades.