Tecnologia

ANTT Aprova Construção de Ramal Ferroviário para Transporte de Celulose em Mato Grosso do Sul

Expansão logística para escoamento da produção de celulose via Malha Norte

10 ABR 2025 • POR Da redação • 17h00
Malha Norte - Mairinco de Pauda/Semadesc

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, por unanimidade, a proposta da Arauco Celulose do Brasil S.A. para a construção e operação de um ramal ferroviário em Inocência, Mato Grosso do Sul.  A concessão, com duração de 99 anos, visa dar suporte à nova fábrica de celulose da empresa, um investimento de US$ 4,6 bilhões.

A iniciativa utilizará a Malha Norte (Ferrovia Norte Brasil - EF-364), ferrovia de aproximadamente 755 km que liga Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT), atualmente operada pela Rumo Logística.  O ramal, com 47 km de extensão, conectará a fábrica de Inocência à malha principal, assegurando o escoamento da produção estimada em 3,5 milhões de toneladas de celulose.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (Semadesc), Jaime Verruck, visitou o local da futura construção do terminal ferroviário. Verruck enfatizou a importância da Malha Norte para o setor de celulose, destacando-a como a principal via de escoamento da produção sul-mato-grossense e a necessidade de sua manutenção e expansão para atender a crescente demanda.

A Suzano, outra grande empresa do setor, também utiliza a Malha Norte, transportando celulose de Ribas do Rio Pardo até o Porto de Santos para exportação.  Para Verruck, o investimento em infraestrutura ferroviária demonstra a competitividade do modal e reforça a estratégia do governo estadual em desenvolver a logística de escoamento da produção, incluindo a integração da Malha Oeste com a Malha Norte.