Política

Senadora Tereza Cristina Celebra Instalação de Gigantesca Fábrica de Celulose em Mato Grosso do Sul

Parlamentar destaca a fábrica da Arauco como um marco para o desenvolvimento econômico do estado.

10 ABR 2025 • POR Da redação • 15h00
Senadora Tereza Cristina - Henrique Arakaki, Jornal Midiamax

A senadora Tereza Cristina (PP) elogiou efusivamente a implantação da fábrica de celulose da Arauco em Mato Grosso do Sul, referindo-se à obra como algo grandioso para o estado.  Em declaração na quarta-feira (9), a senadora ressaltou a importância da fábrica, fruto de persistência em busca de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul.  Para Tereza Cristina, a fábrica representa a materialização de um antigo sonho, concretizando a maior indústria de celulose do mundo em território sul-mato-grossense.

A senadora acompanhou a visita do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) a Inocência, município onde a planta será construída, ocasião em que também esteve presente o governador Eduardo Riedel (PSDB). O projeto Sucuriú, ao qual a fábrica pertence, prevê investimentos de US$ 4,6 bilhões no país e terá capacidade de produção anual de 3,5 milhões de toneladas de celulose branqueada. A previsão é de que a fábrica inicie suas operações no final de 2027, gerando 6 mil empregos diretos e indiretos entre as áreas de florestal, fábrica e logística.

A localização estratégica da planta industrial, a 50 km de Inocência, na margem esquerda do Rio Sucuriú (que dá nome ao projeto), a 100 km do Rio Paraná, próxima à rodovia MS-377 e a 47 km da malha ferroviária, assegura o escoamento da produção para exportação e mercado interno.