Economia

Novo Terminal Portuário Privado Fortalece Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul

Em Porto Murtinho, investimento privado complementa terminal público leiloado e impulsiona o escoamento da produção agrícola.

3 ABR 2025 • POR Da redação • 15h00
Embarcação de grande porte no Rio Paraguai em Porto Murtinho - Porto Murtinho Notícias/Arquivo

Enquanto o terminal público portuário de Porto Murtinho foi recentemente arrematado por R$ 30,5 milhões em leilão promovido pelo governo estadual, um novo empreendimento privado promete impulsionar ainda mais a logística da região.  A empresa PTP Brasil Ltda. obteve aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para a construção de um Terminal de Uso Privado (TUP), com foco no transporte de grãos, fertilizantes e outras cargas gerais.

A instalação do novo terminal, que ocupará uma área de 35 hectares na Fazenda Santa Carmem II – Parte 1, de propriedade da própria PTP Brasil, está estrategicamente localizada com acesso pela BR-267 e extensão até as margens do Rio Paraguai. A infraestrutura portuária e de atracação para barcaças será construída neste local, com previsão de movimentação de até 2,28 milhões de toneladas de carga anualmente.

Com a operação simultânea do terminal público recém-licitado e do novo terminal privado, Porto Murtinho se firma como um ponto crucial na Rota Bioceânica. A hidrovia do Rio Paraguai configura a cidade como um dos principais corredores logísticos para o escoamento da produção agropecuária brasileira nos próximos anos, reforçando a sua importância econômica no cenário nacional e internacional.