Desaprovação ao governo Lula atinge 56% e alcança maior nível desde o início da gestão
Levantamento da Quaest revela que desaprovação supera aprovação em 15 pontos percentuais; avaliação negativa do governo também bate recorde desde fevereiro de 2023.
A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a crescer e alcançou 56% em março, segundo pesquisa da Quaest contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta terça-feira. O índice representa um aumento de sete pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito em janeiro, e consolida uma tendência de alta que vem desde julho de 2024.
O apoio ao governo também recuou, passando de 47% em janeiro para 41% agora, o que estabelece uma diferença de 15 pontos entre os que desaprovam e os que aprovam a gestão. Apenas 3% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar.
A avaliação negativa do governo seguiu o mesmo caminho e atingiu 41% — a maior desde o início da série histórica da pesquisa, em fevereiro de 2023. A taxa representa a quinta alta consecutiva desde julho do ano passado, quando a percepção negativa era de 30%.
Já a avaliação positiva do governo caiu de 31% para 27%, enquanto a percepção regular oscilou levemente de 28% para 29%. O