Tecnologia

Grupo Pereira aposta em práticas ESG e se destaca no combate ao desperdício e na geração de energia

Empresa, que reúne Comper e Fort Atacadista, transforma resíduos em adubo, distribui mudas, investe em inclusão social e promove sorteio de carro em Dourados

1 ABR 2025 • POR Da redação • 13h30

Com uma gestão voltada para sustentabilidade e responsabilidade social, o Grupo Pereira – responsável pelas redes Comper e Fort Atacadista – vem consolidando sua atuação em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). As ações foram apresentadas durante o talk show “Economia Verde: Modelos e Práticas de ESG”, realizado na 3ª Jornada de Pesquisa e Tecnologias, na última sexta-feira (28), no Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS).

Entre os destaques, está a transformação de 600 toneladas de resíduos em adubo orgânico, além do uso de energia 97% renovável em suas operações. O Comper Itanhangá, por exemplo, é totalmente abastecido por placas solares. O grupo mantém 15 usinas fotovoltaicas em operação, com outras 25 em andamento. A empresa também promove a destinação correta de resíduos como lâmpadas, eletrônicos e óleo usado, além de distribuir mudas aos colaboradores.

Na área social, o Grupo Pereira desenvolve iniciativas como Troco Solidário, inclusão de pessoas com deficiência (PcD), contratação de profissionais 50+, além do projeto Cãolaborador, que incentiva a adoção de animais nas lojas. Em parcerias com entidades como o programa Mesa Brasil (Sesc) e a Food To Save, o grupo já doou mais de 2.700 toneladas de alimentos, sendo 800 toneladas apenas em 2024.

A rede também engajou o público com a promoção “Carrinho Cheio, Chave na Mão” nas lojas Comper em Dourados (MS), que sorteará um Renault Kwid 0 km e 120 vale-compras Vuon Card até 22 de junho. A cada R$ 100 em compras, o cliente ganha um número da sorte ao se cadastrar no site da campanha.

Com 62 anos de atuação, o Grupo Pereira soma mais de 140 unidades de negócio em seis estados e no Distrito Federal, com cerca de 22 mil funcionários. A empresa alia inovação, responsabilidade socioambiental e crescimento econômico, consolidando seu papel como referência no setor varejista brasileiro.