Pesquisas

Projeto NAVIO Conclui Terceira Missão no Pantanal com Foco em Saúde Única

Iniciativa leva assistência, inovação e pesquisa para comunidades ribeirinhas, abordando impactos das mudanças climáticas

18 FEV 2025 • POR Da redação • 11h00

O Projeto NAVIO, consolidado como referência em saúde pública no Brasil, finalizou sua terceira missão no início deste mês, levando assistência médica, odontológica, vacinação, exames e ações de vigilância em saúde às comunidades ribeirinhas do Pantanal. A iniciativa percorreu o trajeto de Ladário a Porto Murtinho, abrangendo quatro portos estratégicos: Forte Coimbra, Porto Esperança, Porto Morrinho e Porto da Manga.

Realizado em parceria entre a SES/MS, Marinha do Brasil, Fiocruz Minas e SES/MT, o projeto busca estudar, monitorar e melhorar a saúde das comunidades, analisando patógenos que afetam a saúde humana, animal e ambiental. O Projeto NAVIO utiliza uma abordagem de Saúde Única, investigando patógenos emergentes e reemergentes, e coletando dados sobre vetores, animais e a qualidade da água, incluindo água residual e do rio.

O pesquisador da Fiocruz Minas e coordenador do projeto, Dr. Luiz Alcântara, destaca a importância da iniciativa para fornecer diagnóstico clínico, educação em saúde e promover práticas sustentáveis, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e o aumento do risco de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.