Mato Grosso do Sul Lança Programa MS+ECO para Escolas Mais Sustentáveis
Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação visa promover educação ambiental e reconhecer boas práticas nas escolas da rede estadual.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial Eletrônico nº 11.730, na última terça-feira (28/1), a Resolução/SED nº 4.377, que estabelece o Programa MS+ECO - Escolas Mais Sustentáveis. O programa tem como objetivo desenvolver e fortalecer ações de Educação Ambiental nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE/MS), buscando a redução de riscos socioambientais e garantindo o bem-estar tanto nas escolas quanto nas comunidades.
O MS+ECO não apenas incentiva ações de educação ambiental, mas também reconhece práticas exitosas nas áreas de Gestão Escolar, Currículo, Educomunicação Socioambiental e Espaço, por meio do Selo MS+ECO, que será concedido às escolas que envolverem no mínimo 700 pessoas e cumprirem os requisitos estabelecidos em todos os eixos. Esta ação integra o Contrato de Gestão 2024 da SED e prevê edições anuais que abordarão temas variados relacionados à pauta ambiental do estado, como mudanças climáticas e a criação de espaços educadores sustentáveis.
As inscrições para participar do programa começam em 27 de fevereiro, com o edital a ser publicado no Diário Oficial. Para se inscrever, as direções escolares precisarão formar uma Comissão Escolar Ambiental (CEA) e registrá-la pelo link informado pela SED. A CEA terá a missão de democratizar as ações de Educação Ambiental no ambiente escolar, abrangendo desde salas de aula até planejamentos e formação de diferentes públicos, como alunos e equipe pedagógica.
Douglas Henrique Melo Alencar, gerente da unidade de Educação Ambiental da SED, destacou que o programa atende à demanda das escolas por ações de Educação Ambiental alinhadas ao cotidiano escolar, prevendo a capacitação de professores, redução de custos com compras escolares, realização de campanhas ambientais, adequação de espaços, e incentivos à iniciação científica e inclusão social. O MS+ECO reconhece a escola em sua totalidade, promovendo um ambiente que abrange diferentes segmentos e suas comunidades.