Mato Grosso do Sul Intensifica Combate às Arboviroses com Metas Arrojadas até 2025
Estado planeja realizar 7,6 milhões de visitas domiciliares, mirando 95% de cobertura em imóveis registrados.
Mato Grosso do Sul continua a se destacar como referência nacional no enfrentamento de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, com metas audaciosas e resultados palpáveis. Para 2025, o governo estadual projeta realizar 7,6 milhões de visitas domiciliares, buscando alcançar 95% de cobertura nos imóveis cadastrados. A eficácia dessa ação será monitorada por meio da plataforma e-Visit@ Endemias, desenvolvida em 2018 pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que já opera em todos os 79 municípios do Estado.
Até 2024, a SES contabilizou 5,8 milhões de visitas realizadas por cerca de 2 mil agentes de epidemiologia. O suporte governamental, que inclui um adicional de produtividade de R$ 988,40 e a substituição de equipamentos, já entregou 1 mil aparelhos celulares para fortalecer o trabalho de controle vetorial. No entanto, 2,2 milhões de imóveis ainda não foram vistoriados, devido a recusas ou ausência de moradores, e a meta para 2025 visa diminuir essa lacuna por meio de medidas legais e campanhas educativas para aumentar a sensibilização da população.
Mauro Lúcio Rosário, coordenador do Controle de Vetores da SES, ressaltou a importância da capacitação contínua dos agentes e da proximidade da equipe com o interior do estado para identificar desafios regionais e garantir a utilização efetiva do sistema e-Visit@, permitindo rápidas e assertivas intervenções no combate às arboviroses.