Segundo informações divulgadas pela Receita Federal na segunda-feira (21), Mato Grosso do Sul já recebeu 218 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Este montante corresponde a aproximadamente 32% da meta estabelecida para o estado, que é de 672 mil declarações até o término do prazo em 30 de maio.
Em âmbito nacional, a Receita Federal contabilizou mais de 14 milhões de declarações enviadas, representando cerca de 30% do total previsto de 46,2 milhões para este ano.
A Receita Federal lembra que o prazo para entrega das declarações encerra-se às 23h59 do dia 30 de maio. Contribuintes que não cumprirem o prazo estarão sujeitos a multas, com valor mínimo de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
Para facilitar o processo e aumentar as chances de receber a restituição em lotes iniciais, a Receita Federal aconselha a utilização da declaração pré-preenchida (disponível desde 1º de abril) e a opção pelo recebimento da restituição via Pix com chave CPF.
Paralelamente, a campanha "Sou Cidadão Solidário" incentiva a doação de parte do imposto para fundos destinados à Criança e ao Adolescente, e à Pessoa Idosa. De acordo com a Receita Federal, o valor doado é restituído ao contribuinte sem prejuízo à declaração.