O Observatório da Indústria de Mato Grosso do Sul, atualizado pela Fiems (Federação das Indústrias do Estado), apresentou um cenário positivo para a economia do estado em 2024. O painel apontou um crescimento superior a 6% nas contratações formais de 2023 para 2024, com um total de 116,4 mil trabalhadores de carteira assinada. O setor de abate de bovinos lidera a lista de principais empregadores, seguido pela fabricação de álcool.
De acordo com o painel, Campo Grande foi o município com mais empregos formais em 2023, seguido por Paranaíba, Três Lagoas e Nova Andradina. No entanto, em 2024, o cenário mudou drasticamente, e Dourados foi o segundo município em ordem de empregos formais, atrás apenas de Campo Grande.
Além disso, o painel também apresentou um dado positivo em relação à taxa de desocupação, que caiu para 3,5%, o menor índice desde o ano pandêmico de 2020. O estado tem 982 mil cidadãos com carteira assinada, o que representa 66,6% de participação no mercado. O índice de informalidade ficou em 32,1%.
"Aumento significativo nas contratações formais é uma ótima notícia para a economia do estado, pois demonstra a confiança dos empresários em seu potencial de crescimento", afirma o secretário de Estado, Jaime Verruck.